Notícias
30 de abril, Dia Internacional do Jazz
O Jazz é uma manifestação artístico-musical que surgiu no final do século XIX, na região de Nova Orleans, nos Estados Unidos. O gênero se desenvolveu com a mistura de tradições religiosas das comunidades negras, especialmente a afro-americana. Sua maior influência foi o Blues, também derivado da musicalidade negra.
O Jazz é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. Seus instrumentos básicos são os metais, palhetas e baterias. No entanto, em suas várias ramificações, ele inclui outros instrumentos.
A etimologia de “jazz” vem de uma gíria da região de Nova Orleans. “JASS” com “S”, significava “atividade intensa”, mas já anteriormente tinha o significado de “relação sexual”.
Desde 2012, no dia 30 de abril se comemora o Dia Internacional do Jazz. A data foi criada pela UNESCO e anunciada por Herbie Hancock, pianista e considerado um dos mestres do Jazz.
O dia tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e a sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.
Carol Machado
05 de maio de 2019