Notícias
35 anos do CD e sua recaída no mercado
Há 35 anos o Compact Disc, conhecido popularmente como CD, foi lançado mundialmente. Ele veio para substituir os discos de vinil, consideradopor muitos como um suporte ruidoso, e foi um formato de mídia dominante na década de 1990. O que não esperávamos era que, em 2017, os discos de vinil estariam mais em alta que o CD.
Dados sobre o mercado fonográfico mundial em 2016, divulgados recentemente pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), mostrou que o CD vem se tornando uma mídia cada vez mais obsoleta.
Mundialmente as vendas de CD caíram 7,6% em relação a 2015, no Brasil a queda foi de 43,2%. Comparado com as mídias digitais, a receita obtida com a venda de CD’s gerou 22,8% dos lucros, enquanto os downloads e streaming representam 77,2% da receita.
Esses dados influenciam na queda de fabricação dos CD’s e no impulso das mídias digitais. Mas isso não quer dizer que os CD’s vão sumir do mercado. Assim como os LP’s, eles terão um nicho mercadológico específico, como as pessoas que cultuam as artes gráficas e não abrem mão de obter as mídias físicas.
Carol Machado
14 de maio de 2017