Notícias

40 anos do Movimento Black Rio

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970 nascia um movimento cultural e artístico nas periferias do Rio de Janeiro. O Movimento Black Rio, que teve início nos bailes Funk e buscava trazer para os jovens da periferia o Soul e Funk de James Brown. Além disso, era uma manifestação contra o preconceito racial e afirmação do orgulho negro no Brasil.

Esse movimento atingiu capitais como São Paulo e Salvador, mas se estabeleceu fortemente no Rio de Janeiro e teve seu ápice em 1976.

O Movimento Black Rio foi extremamente importante para a cultura brasileira, pois influenciou uma geração de artistas que promoveram uma mistura de MPB, Samba e elementos do R&B, Soul e Funk norte-americano, criando assim, um ritmo único e muito estimado internacionalmente.

O movimento envolveu artistas como Banda Black Rio, Banda União Black, Tim Maia, Toni Tornado, Cassiano, Hyldon, Miguel de Deus, Gerson King Combo, Dom Mita dentre outros. Além de DJs, radialistas como Big Boy e Ademir Lemos e as famosas equipes de som.

A exposição “1976 – Movimento Black Rio 40 anos” marcou o inicio das comemorações e foi realizada no fim de Junho no Rio de Janeiro.

Fonte: Discoterj

Fonte: Discoterj

Carol Machado

07 de agosto de 2016

Comments are closed.