Notícias
80 anos de Dom Salvador
Salvador da Silva Filho, conhecido popularmente como Dom Salvador é pianista, compositor e arranjador.
Ainda jovem, em sua cidade natal, Rio Claro – SP, Dom Salvador começa tocando repique e depois passa a estudar bateria. O que mais tarde influenciaria no seu jeito de tocar piano e o tornaria “o cara que batuca ao piano”.
Dom Salvador ficou conhecido na década de 1960, quando se mudou para o Rio de Janeiro e passou a fazer parte do grupo Copa Trio. Também fez parte do grupo Rio 65 Trio, que foi um dos conjuntos mais admirados, não devendo nada para outros trios de Bossa Nova e Samba Jazz importantes do período. Além disso, acompanhou artistas de renome como Elis Regina, Quarteto em Cy, Jorge Benjor e Marcos Valle.
Na década de 1970, Dom Salvador fez parte do grupo Abolição e entrou para história como um dos criadores do Movimento Black Rio. Com o álbum “Som, Sangue e Raça”, o grupo faz um som que mistura Soul e Funk, mas com sonoridade brasileira. O que viria a ser o embrião da Banda Black Rio.
No último dia 12 de setembro, Dom Salvador completou 80 anos de idade. Atualmente, ele vive em Nova York, onde toca piano em um restaurante. Seus discos gravados entre os anos 60 e 70 se tornaram raridades e são comercializados a altos preços no mercado.
Carol Machado
16 de setembro de 2018