Notícias
A volta das Fitas de Rolo
A empresa alemã Roland Schneider está ressuscitando os decks e as fitas de rolo, tecnologia que dominou a gravação profissional de música durante a maior parte do século 20.
O deck de rolo é um aparelho de som para gravação e reprodução de sinais de áudio em fitas magnéticas de rolo, onde a fita é enrolada em carretéis metálicos ou plásticos.
As fitas dominaram as gravações profissionais de áudio desde o final dos anos 1940, até o começo dos anos 1990, quando as tecnologias digitais chegaram e tornaram a edição e a reprodução mais fáceis e baratas.
A Schneider gastou em média 6 anos desenvolvendo os novos aparelhos de rolo e apresentou seus protótipos em uma feira realizada em Hamburgo em 2017.
Os preços dos aparelhos variam de R$ 40 mil reais, os modelos mais básicos, a R$ 100 mil reais os modelos mais sofisticados.
A demanda por métodos de gravação com menor perda de elementos sonoros e o crescimento do uso de mídias analógicas motivou a empresa a investir no retorno das fitas de rolo proporcionando ao mercado novos aparelhos e fitas de alta definição.
Carol Machado
03 de junho de 2018