Notícias
70 anos do primeiro disco de vinil
O disco de vinil é uma mídia desenvolvida para a reprodução musical feito de PVC, que registra informações de áudio para serem reproduzidas por toca discos.
O vinil é feito através de uma gravação analógica, mecânica. Ele possui sulcos microscópicos que conduzem e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico, que é amplificado e transformado em som.
A primeira aparição do disco de vinil foi em 18 de junho de 1948, nos EUA pela Columbia Records, seguida pela Europa em 31 de agosto de 1948. No Brasil, o vinil só foi lançado comercialmente em 1951.
Hoje, a Biblioteca Britânica possui uma cópia do primeiro disco de vinil de todos os tempos: o Concerto em Mi Menor de Mendelssohn, interpretado pelo violinista Nathan Milstein com a Orquestra Filarmônica de Nova York.
Na última segunda, dia 18 de junho de 2018, fez 70 anos desde que foi prensado o primeiro disco de vinil. Para comemorar, a loja de música britânica HMV e a Sony Classical recriaram 500 cópias do concerto para presentear fãs e uma réplica foi doada ao arquivo da Biblioteca Britânica.
Carol Machado
24 de junho de 2018