Notícias
DJs Programadores, o novo segmento de DJs
Quando vamos a eventos de música e casas noturnas, costumamos ver o DJ trabalhando com toca-discos, CDJ’s e controladoras. Agora, uma nova proposta oferece uma imersão musical diferente, que envolve programação computacional em tempo real.
A descrição dessa nova pista de dança envolve um músico em meio a uma sala escura, digitando códigos sem parar. A única luz vem do computador e de um projetor de vídeo, onde são reproduzidas várias linhas de códigos que estão sendo introduzidas ao vivo na máquina.
O resultado aparece na forma de um som cheio de texturas eletrônicas, com bumbos, pratos de bateria e sons sintetizados.
Os eventos que envolvem um “DJ Programador” são um fenômeno recente na cultura da música eletrônica underground. As atividades nesses encontros envolvem palestras sobre matemática e computação, codificação musical, uso de algoritmos e diferentes dispositivos para apresentações ao vivo. Neles, o “DJ programador” fica cercado de pessoas observando atentamente cada uma das funções reproduzidas no telão.
Atualmente, esses eventos acontecem em festivais específicos como o Algorithmic Art Assembly, em São Francisco e tem força em outros polos tecnológicos ao redor do mundo. No Brasil, a novidade vive em nichos como a “Cryptorave” que é um evento anual sobre criptografia e direitos digitais que acontece em São Paulo.
Carol Machado
12 de maio de 2019