Notícias

Escolas se sobressaem ao incluir música em disciplinas

Uma escola pública primária da Inglaterra, localizada em uma região degradada e com níveis elevados de criminalidade e tensões sociais, depois de testar vários métodos convencionais de ensino para melhorar o desempenho dos alunos, se viu obrigada a tentar um método menos convencional.

Ao incluir artes e música, incorporando jogos, canções e brincadeiras no ensino de todas as disciplinas, a escola conseguiu entrar para o grupo das instituições de ensino com maior progresso no aprendizado da Inglaterra. Hoje, ela está entre as escolas que os alunos tiveram maiores avanços em leitura, escrita e matemática.

A música aliada ao ensino promove a socialização e a concentração, o que ajuda no desempenho das crianças nas disciplinas.

Algumas escolas em Niterói também vêm investido no uso da música como forma de aprendizado na educação infantil e tem tido resultados positivos.

Pesquisadores da Ofsted, departamento do Reino Unido que define os padrões de qualidade de ensino na Inglaterra, afirmam que essa estratégia poderia ser aplicada em qualquer escola, tendo necessidade de investir em treinamento para os professores. A escolha das músicas e as atividades programadas não podem ser aleatórias, elas devem ter um propósito específico para cada atividade musical. Esse trabalho com o apoio da direção da escola é sucesso garantido.

Carol Machado

29 de outubro de 2017

Comments are closed.