Curiosidades

LP (Vinil) – Longevidade renovada pelos aficcionados e principalmente o mercado

Já de algum tempo que se ouvia falar que com o advento do CD, a mídia a qual proporcionou a entrada da era digital no mundo fonográfico, o LP criado lá nos anos 40, teria pouco tempo de vida.

Sobretudo, com a incorporação da internet ao nosso cotidiano no início dos anos 90, fato que de certa forma tomou proporções em termos de consumo de “música” jamais imagináveis (para quem vivenciou a era do vinil) onde num simples ato de conectar-se a “rede”, poderia-se proporcionar a aquisição de uma simples compra do CD predileto em uma loja virtual, o download de faixas específicas em inúmeros sites que as disponibilizam gratuitamente, e por fim, os programas de “compartilhamento de arquivos MP3” (quem não se lembra do conhecido caso envolvendo o embate do criador do Napster com a famosa banda Metallica) que até hoje em dia são utilizados.

Mas, como um velho jargão sempre é reeditado constantemente em nossas vidas: “O mundo dá voltas”, o trágico fim previsto e fadado ao LP, vem cada vez mais ganhando conotação dos contos históricos como da conhecida “Phoenix” que renasce  das cinzas.

Mediante essa pequena introdução, segue o link abaixo de um vídeo de uma matéria apresentada no programa “Mundo S.A.” que aborda a “quantas” anda a fabricação, números de mercado, custos e retomada da plena produção do mercado do vinil no país, incluindo  comparativos com outros mercados e também, ao longo da matéria, imagens das várias etapas do processo de concepção dos discos. Além disso, como pessoas que sempre acreditaram nessa mídia tão cultuada, vem vencendo obstáculos para que a velha “bolacha” sedimente-se cada vez mais junto as futuras gerações.

Visite a matéria “Mercado do disco de vinil volta a crescer no Brasil” clicando aqui.

Um abraço a todos os internautas do site e programa “Junto e Mixado” e também aos  responsáveis por esse grande projeto – CleverDJ e DJ Guimyts.

 

 

Marcelo S. Cruz

09 de abril de 2013

Comments are closed.