Notícias
M.M.M. – Um ícone e profissional de referência nos toca-discos
Como em qualquer campo de atividade em que se atue, dificuldades a se eliminar, barreiras a serem superadas, a busca pelo espaço almejado e pela concretização de metas; serão uma constância em qualquer meio em que se esteja inserido. Entretanto, é mais do que testemunhado que sempre através da determinação, aplicação, disciplina e sobretudo, a crença no que se faz; oportunidades haverão para que o talento se destaque. Independentemente se a atividade a se desempenhar fizer parte ou estiver inserida em um ambiente ou contexto, que apresente certa competitividade ou concorrência (em algumas situações).
Uma das atividades que sem dúvida alguma requerem uma tremenda dedicação e força de vontade em se aprimorar e ser criativo para justamente se vencer os pontos destacados no parágrafo anterior, é a do disc jockey, que sempre visa como meta, o melhor entretenimento dos amantes e admiradores da música.
Desta forma, tentando trazer como exemplo e referência um dos muitos representantes da “arte” em comandar as batidas, scratchs e loopings em meio às muitas vertentes e gêneros que esse profissional está inserido, destacamos hoje um dos grandes Djs de todos os tempos oriundo dos USA. O multi premiado “MMM ou Mix Master Mike, que teve sua adolescência influenciada diretamente pela coleção de discos de um de seus tios, em sua cidade natal, San Francisco – CA.
Desde as primeiras inserções na cultura hip hop, esteve envolvido em competições de performance com mixagens, em paralelo às oportunidades de trabalho bem comuns a um Dj que está iniciando-se na profissão como: eventos sociais, casamentos e festas particulares; onde inclusive numa delas, suas incríveis técnicas vieram a se tornar inspiração para um certo frequentador/convidado, mas ainda não Dj na época, Richard Quitevis, mais conhecido como “Q-Bert”, o qual, poucos anos a frente junto com Mike, tornariam-se os grandes vencedores nas disputas de melhor DJ no DMC World Champion, por três anos seguidos: 92, 93 e 94. Onde neste último ano, devido ao elevadíssimo nível em que ambos se encontravam sucessivamente perante os demais competidores, foram convidados a fazer parte da competição como juízes.
Logo depois, Q-Bert, Apollo (Novicio), D-Styles (Dave Cuasito) e Shortcut (Jonathan Cruz) juntaram-se a Mike para formar o ISP – Invisible Skratch Picklz, o mais influente e reconhecido grupo de profissionais nos toca discos na história do Hip Hop. Posteriormente, mesmo o encerrar das atividades do grupo e a separação dos 5 fundadores, não impediu que todos continuassem próximos ainda nos dias atuais.
Já com uma grande bagagem e vivência no cenário, MMM ou Mike, viria a receber o convite para o que se tornaria outra das mais perfeitas parcerias dentro da cultura Hip Hop. Na comemoração do Aniversário da Rock Steady em NY em 1994, o saudoso Adam Yauch (1964 – 2012) membro dos Beastie Boys teve uma breve conversa com Mike e lhe repassou seu nº de telefone. Após o encontro, MMM enviava com frequência, mensagens cheias de batidas e scratchs alucinantes para a secretária eletrônica de Adam, onde algumas vezes os outros dois integrantes da Banda: Mario C e Mike D presenciavam Adam ouvindo essas mensagens ensandecidas. Fato que veio resultar desta forma, em 1997 no convite do trio aos Studios de Mike (MMM) para contribuir na produção do multi platinado álbum: Hello Nasty (Beatie Boys). O resto, como os aficcionados conhecem …. é história.
História que fica para a posteridade e sobretudo como exemplo de determinação. Assim não se poderia deixar de agregar junto ao texto dois registros sensacionais deste grande Dj:
* No primeiro, a marca registrada de Mike no vídeo: Three MC´s and One Dj. Quem já teve a oportunidade de assistir, sabe do que se trata em termos de explorar e elevar as técnicas em uma pickup com um simples vinil.
httpv://www.youtube.com/watch?v=XflfiylNNXY
* No segundo, efetuando uma performance para o evento de um famoso Software para mixagens com arquivos MP3s: Detalhe para a técnica: Scratch and Bend. Literalmente, sem comentários!
httpv://www.youtube.com/watch?v=RoyaJR-QnSU&feature=player_embedded
Mais uma vez, mandando um grande abraço aos internautas, DJs e aos nobres idealizadores do Junto e Mixado.
Música Sem Fronteiras!
Marcelo S. Cruz
06 de junho de 2013