Notícias

RokBlok – “Vitrola” portátil

Nos últimos 30 anos, os formatos de consumo da musica tiveram várias mudanças. Entre os anos 1960 e 1980 o formato popular era o disco de vinil. Paralelamente aos famosos LP’s e compactos, surgiram às fitas K7 e depois os CD’s que vieram acompanhados das mídias digitais.

Mesmo com a popularidade dos formatos digitais, os LP’s nunca desapareceram do mercado, primeiro, devido a sua alta durabilidade, que faz com que a mídia dure anos até em meio a intempéries, segundo, devido a sua alta fidelidade de som.

Hoje o vinil volta a cair no gosto de colecionadores e amantes da música em geral. No entanto, o maior problema do disco de vinil atualmente é a portabilidade dos toca-discos que geralmente são grandes, pesados e delicados. Pensando nisso, a empresa Pink Donut criou um projeto que consiste em uma pequena caixa que é colocada sobre um disco de vinil posicionado em uma superfície reta. Essa caixinha gira sobre os discos reproduzindo as músicas.

O projeto de nome “RokBlok” toca as músicas dos discos em pequenos alto-falantes embutidos, mas pode ser ligado também em equipamentos de som amplificados via conexão Bluetooth.

O “RokBlok” foi colocado na página de financiamento coletivo Kickstarter. A previsão é que sejam arrecadados 50 mil dólares para o desenvolvimento do projeto. Até o momento foi angariado mais de 48 mil dólares e ainda faltam 43 dias para o fim da campanha.

Carol Machado

11 de dezembro de 2016

Comments are closed.