Notícias
Significativo álbum dos Racionais MC’s é eternizado em livro
Os Racionais MC’s se tornaram a maior referência do Rap brasileiro. Formado em 1988 por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, o grupo veio desenvolvendo em seus discos e shows uma postura de contestação, denuncia e luta contra a desigualdade, racismo e violência.
Dotados de uma alta competência e adaptação aos acontecimentos, eles construíram rimas que representaram a sociedade menos favorecida e ao mesmo tempo desenvolveu nela a consciência de autovalorização.
Em meio a uma série de samples devidamente escolhidos, toadas reflexivas e rap consistente, os Racionais MC’s criaram sua obra prima, o disco “Sobrevivendo no Inferno” de 1997.
Apesar do disco ter sido lançado em uma gravadora independente, vendeu mais de um milhão e meio de cópias, transformando-o no disco de Rap mais importante do Brasil e segunda a Revista Rolling Stones Brasil o 14º disco mais importante da música brasileira.
No dia 31 de outubro, o selo “Companhia das Letras” lançou o livro “Sobrevivendo no Inferno”, de 144 páginas, que conta a história do disco e traz também fotos inéditas e informações do grupo. Recentemente a Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP o incluiu na lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular, a partir de 2020.
Carol Machado
25 de novembro de 2018