Notícias
Taxa sobre os serviços de Streaming e seu impacto na música
No dia 14 de dezembro de 2016 foi aprovado pelo senado brasileiro uma taxação de impostos sobre serviços de Streaming. Para quem não sabe, Streaming é uma forma de distribuição de dados multimídia utilizada para compartilhar conteúdo através da Internet, como por exemplo o Spotify, Netflix e Itunes.
Segundo uma pesquisa da BBC feita em abril de 2016, o serviço de Streaming ajudou a impulsionar a venda do vinil. As pesquisas mostram que praticamente metade das pessoas que compram LPs usam de plataformas digitais como maneira de experimentação para ouvirem as músicas antes de adquirirem o vinil.
Nos últimos tempos o Streaming vem ajudando a diminuir a pirataria, pois é um serviço barato onde o usuário tem disponível uma grande quantidade de mídias que ele pode ver e ouvir online ou off-line.
Com a cobrança de impostos sobre o serviço de distribuição de mídia é bem provável que haja um aumento relativo no valor da mensalidade do mesmo. O que pode impactar em um potencial crescimento da pirataria e aumento do preço das mídias físicas como o vinil, já que a indústria fonográfica e os artistas precisarão repor o prejuízo causado, caso o número de usuários de Streaming venha a cair.
Carol Machado
25 de dezembro de 2016