Notícias

Tributo a James Brown

James Joseph Brown Jr, conhecido popularmente como James Brown, foi cantor, dançarino, compositor e produtor musical norte americano. 

 Brown é reconhecido mundialmente por ser Padrinho do Soul e Pai do Funk. Em vida vendeu mais de 100 milhões de álbuns sendo reconhecido com um dos maiores artistas de todos os tempos. Ganhou diversos prêmios e muitos de seus álbuns e canções apareceram em listas da Revista Rolling Stone como: “100 maiores álbuns de todos os tempos” e “500 maiores canções de todos os tempos”. 

 Brown foi uma das figuras mais influentes do Século XX. Iniciou sua carreira profissional em 1956 e fez fama no final da década de 1950. Suas apresentações ao vivo eram marcadas pela intensidade e duração. Seu objetivo era fazer o público se cansar. Ele fazia, em média, 330 shows por ano. 

 O show consistia em seus próprios sucessos e músicas mais recentes. Brown dançava vigorosamente enquanto cantava, fazendo passos de dança, entre eles o famoso Mashed Potato.  

 Além disso, Brown exibia roupas extravagantes e cabelos perfeitamente cortados que completavam o visual. Ele exigia que seus músicos tivessem extrema disciplina, perfeição, precisão e que usassem uma mesma vestimenta durante os shows. O músico que fugisse das exigências ou saísse do tom durante o show pagava uma multa para Brown. 

 James Brown faleceu no dia 25 de dezembro de 2006, por insuficiência cardíaca, resultante de complicações de uma pneumonia. Se estivesse vivo, no dia 03 de maio de 2018, estaria completando 85 anos de idade. 

Carol Machado

06 de maio de 2018

Comments are closed.